O CESB

A iniciativa que nasceu no ano de 2008, é fruto do comprometimento de profissionais que buscam aumentar a produtividade da soja, incentivando essa representativa cadeia produtiva com objetivo criar um ambiente nacional e regional que estimule os sojicultores e os consultores técnicos a desafiar seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras, que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade.

O Comitê Estratégico Soja Brasil é uma entidade sem fins lucrativos formados por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras em prol da sojicultura nacional.

O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas, nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Nosso principal produto é o Desafio de Máxima Produtividade, que desde 2008 vem contando com centenas de participantes que buscam atingir a meta de mais de 80 sacas por hectare. Todo conhecimento e técnicas adquiridas ao logo desses anos de desafio pelo Comitê é compartilhado com os produtores. O resultado desse trabalho é a ultrapassar da margem de 141 sacas por hectares, com sustentabilidade e viabilidade, descortinando um novo cenário onde é possível produzir mais no mesmo espaço.

Missão
Somos uma organização sem fins lucrativos que visa contribuir de forma referencial para o crescimento da produtividade da cultura da Soja no Brasil.

Intento Estratégico
Identificar as técnicas de melhoria de produtividade a partir de experiências práticas de produtores e consultores técnicos, promovendo e incentivando o estudo dessas práticas pelas instituições de pesquisa

Objetivos
– Manter o crescimento médio de 5% na produtividade dos 10 primeiros colocados dos Desafios de Máxima Produtividade CESB dos 3 últimos anos.
– Influenciar e contribuir para o incremento de produtividade soja em 30% sobre a taxa da média histórica do Brasil (CONAB) dentro do período de 2015 a 2020.

– Desenvolver (2016) e atualizar uma plataforma CESB(1) de alta produtividade e rentabilidade: O que aprendemos com os campeões