O CESB | Desafios da Agricultura

Com população mundial em torno de 6,8 bilhões de habitantes, teremos muitos desafios no que diz respeito à  produção de alimentos, que terão que aumentar em torno de 70% para atender a crescente população mundial, cuja perspectiva é de que aumente em 2,3 bilhões de pessoas até 2050, de acordo com a FAO – Food and Agriculture Organization.

Os desafios são muitos e teremos que combater ao mesmo tempo a pobreza e a fome, utilizando de maneira mais eficiente os escassos recursos naturais e nos adaptando às mudanças climáticas. Ainda de acordo com a entidade, além de grandes investimentos na agricultura, também serão necessários investimentos para que seja melhorado o acesso aos alimentos, pois caso contrário, teremos 370 milhões de pessoas passando fome em 2050, o equivalente a quase 5% da população dos países em desenvolvimento.

Como resultado do crescimento populacional e aumento de renda, a demanda por alimentos continuará a crescer e segundo perspectivas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a procura por cereais para alimentação humana e animal irá alcançar cerca de 3 bilhões de toneladas em 2050, tendo assim um aumento de quase um bilhão de toneladas se comparada a produção atual, de 2,1 milhões de toneladas. A demanda por commodities agrícolas também poderá ser aumentada em função da produção de bicombustíveis, de acordo com os preços da energia e as políticas governamentais.

Com área cultivável limitada, baixa disponibilidade de água e tantos desafios pela frente, progresso em tecnologia e incremento de produtividade com sustentabilidade são essenciais. A grande oportunidade está nos paí­ses emergentes, uma vez que o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) será responsável pelo crescimento de 75% da produtividade global até 2020.