O CESB | Membros e Diretoria

Antônio Luiz Fancelli

Membro fundador

Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia, doutor em Solos e Nutrição de Plantas e especialista em Sistemas de Produção. É professor aposentado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e traz como principais experiências a docência e pesquisa, consultoria, manejo da cultura, diagnóstico de fatores limitantes à produtividade, aos treinamentos e à capacitação.

Bárbara Faria Sentelhas

Membro efetiva

Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP (2016)
Especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
CEO da Agrymet 
Cofundadora do Agrymetric

Breno Araújo

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), Mestre em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG). Atua como consultor em fazendas destinadas à produção de grãos (milho, soja, feijão e trigo) em todo Brasil. É coordenador de cursos pós-graduação e capacitação em produção de grãos e professor das disciplinas de Milho e Soja para elevadas produtividades; Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas pela Rehagro.

Daniel Glat

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo com Mestrado em Tecnologia de Sementes pela University of Arizona. Trabalhou 25 anos na Pioneer Sementes onde ocupou, entre outros, os cargos de Presidente da empresa no Brasil e Diretor Internacional baseado nos Estados Unidos. Daniel Glat atualmente é consultor de empresas, sócio-diretor da SeedcorpHO e produtor rural no Tocantins.

Décio Luiz Gazzoni

Membro fundador

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971, onde concluiu o mestrado em Entomologia em 1974, Gazzoni foi chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Dourados (MS), chefe-geral da Embrapa Soja, em Londrina (PR), e diretor-técnico da Embrapa de Brasília (DF). Foi ainda assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente é pesquisador da Embrapa e articulista de jornais, revistas e sites especializados. É membro fundador do CESB. Atua na área de Agronomia, com ênfase em sanidade agropecuária, agroenergia e economia agrícola. Membro do International Scientific Panel on Renewable Energy (ISPRE ICSU), presidente do Steering Committee on Renewable Energy (ICSU-ROLAC), consultor internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Banco Mundial e da Organização para a Agricultura e Alimentação.

Derly José Henriques da Silva

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo formado em 1985 e Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas em 1993 pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), onde atua como professor titular de Melhoramento e Recursos Genéticos de Hortaliças do Departamento de Fitotecnia (DFT). Curador do Banco de Germoplasma de Hortaliças. Doutor em Agronomia em 1999 pela pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp) e Pós-doutor em Ecofisiologia aplicada e Sustentabilidade agrícola – University of Florida em 2013. No CESB pretende-se aplicar os conhecimentos de ecofisiologia aplicada visando a maximização da eficiência produtiva mediante a maximização da eficiência fotossintética e assim alcançar grande produções com sustentabilidade para a soja Brasil.

Fernando Gonçalves Neto

Membro efetivo

Engenheiro mecânico formado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Gestão Estratégica e AMP pela Harvard Business School. Atua com desenvolvimento de produtos em máquinas agrícolas, inovação, gestão industrial e gestão de empresa. É presidente da Jacto Divisão Agrícola.

José Erasmo Soares

Membro fundador

Engenheiro agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp). Com 40 anos de experiência em proteção de cultivos com defensivos agrícolas e na gestão de pessoas, Soares trabalhou em empresas como Zeneca, Sandoz, Novartis e Syngenta.

Leonardo Sologuren

Membro fundador

Sócio-diretor da Horizon. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Economia pela mesma Universidade, tendo desenvolvido sua dissertação em estratégias competitivas voltadas para o sistema agroindustrial da soja. É conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), foi fundador da Clarivi Consultoria, onde atuou de 2010 a 2015, foi sócio-fundador da Consultoria Céleres de 2002 a 2010 e atuou como analista de mercados agrícolas da FNP Consultoria & Comércio (atualmente Informa Economics FNP) de São Paulo de 1998 a 2001. Ao longo deste período participou de diversos trabalhos relacionados a análise econômica e setorial do agronegócio brasileiro. Possui também sólida experiência na administração de derivativos agrícolas via operações em mercados futuros (BM&FBovespa).

Luiz Antônio da Silva

Diretor Executivo

Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves, pós graduado em Marketing e Gestão de Negócios pelas instituições Fundação Getúlios Vargas (FGV) e Dom Cabral e com passagens por áreas de marketing e comercial pelas companhias Iharabras, AgrEvo, Aventis, Syngenta e BASF.

Luiz Nery Ribas

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo formado pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, em Bandeirante (PR), é pós-graduado “lato sensu” em Mercado de Commodities na ESALQ e Gestão Empresarial de Cooperativas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Primavera do Leste (MT) entre 1994 e 2004, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Primavera do Leste (MT) entre 1998 e 2000, e diretor-técnico da Aprosoja (MT) até fevereiro de 2017. Atualmente é proprietário da empresa NR Consultoria.

Marcelo Hadimu Habe

Membro fundador

Engenheiro agrônomo formado e com mestrado em Fitopatologia, ambos pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Marketing e Administração pela Fundação Dom Cabral. Atuou na Syngenta em diversas frentes como Pesquisa e Desenvolvimento de mercado, gerente de Marketing Soja Brasil, gerente de Marketing da Unidade Clientes no Cerrado e gerente de Marketing de Clientes e Acesso Cerrado. Atualmente, ocupa a posição de CMO – Marketing and R&D Director at Araguaia Distribution. 

Nilson Caldas

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), MBA em Finanças e Gestão de Empresas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e MBA em Marketing pela FIA. Atuou como agrônomo de campo por nove anos, gerente de Marketing por quatro anos, gerente de Marketing Estratégico por dois anos, gerente sênior de vendas por dois anos e gerente sênior de Marketing. Todas as funções dedicadas à BASF. Foi diretor de Marketing do CESB por quatro anos, sendo membro efetivo do Comitê

Odílio Balbinotti Filho

Membro fundador

Engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é presidente do Conselho Curador da Fundação Mato Grosso (FMT), Presidente da Associação Brasileira dos Obtentores Vegetais (BRASPOV), CEO da ATTO ADRIANA Sementes.

Orlando Carlos Martins

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Atuo como Consultor pela SNP Consultoria na Área de Solos e Nutrição de Plantas desde 1988.
E Sócio Diretor da MINEIRÃO Sementes para Pastagem.
Membro Fundador do CESB, presidindo esse comitê por 02 (dois) mandatos entre 2010 a 2014.

Paulo Cesar Sentelhas

Membro efetivo (in memorian) ⚫️

Engenheiro agrônomo pela Faculdade de Agronomia Manuel Carlos Gonçalves (Unipinhal), Mestrado em Agrometeorologia e Doutorado em Irrigação e Drenagem, ambos pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp), e Pós-doutorado pela Universidade de Guelph, no Canadá. Atuou como pesquisador do IPMet/Unesp entre 1988 e 1994 e do Instituto Agronômico (IAC) entre 1994 e 1996. É professor Associado 3 da Esalq/Usp desde 1996 na área de Agrometeorologia e Modelagem de Culturas Agrícolas, atuando em graduação e pós-graduação. É também professor do MBA em Agronegócios do PECEGE/ Esalq/Usp, do Mestrado Profissionalizante da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e dos cursos de Especialização em Manejo dos Solos e em Conservação dos Solos, ambos da Esalq/Usp. Tem mais de 180 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Atua junto ao CESB desde 2015, sendo responsável pelas análises agroclimáticas das áreas dos campeões e da rede de pesquisa.

Pedro Paulo Ananias Pio

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo graduado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp) em 1971. A atividade profissional sempre esteve ligada ao crédito rural e foi exercida junto a instituições financeiras, notadamente no Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (BADESP), no Banco do Estado de São Paulo (Banespa) e no Banco Santander onde, durante 40 anos, ocupou os cargos de analista júnior, analista sênior, gerente de divisão, superintendente adjunto e consultor técnico. Atualmente é gerente da Agrinlog Investimentos, empresa voltada ao financiamento de operações de troca de insumos por produtos agrícolas.

Renato Cesar Seraphim

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo, formado pela Unesp Jaboticabal (SP), pós-graduado em Marketing pela FGV e possui diversas especializações em agronegócio (PENSA – USP, FDC, INSEAD e Purdue University). Concluiu recentemente o curso de Conselheiro pelo IBGC.
Renato também atua como mentor de algumas startups como IZagro, For Farmer Innovation e membro do conselho da Tecno S/A, CESB, e investidor em algumas startups sendo uma delas: CBCA e Flex Interativa. É atualmente CEO da Ciarama Máquinas John Deere, Conselheiro da FEARP-USP e Professor de Inovação no Agronegócio da FUNDACE/USP

Ricardo Arioli Silva

Membro efetivo

Engenheiro agrônomo formado em 1981 pela Universidade Federal de Santa Maria. Chegou ao Mato Grosso em 1987, onde produz soja em safra normal e milho, girassol e pipoca em segunda safra além de confinamento de cerca de 1.000 cabeças de gado anualmente, num projeto de integração lavoura-pecuária desenvolvido desde 2006. Sócio-fundador da Aprosoja-MT, atuou nas questões de sustentabilidade e meio ambiente por vários anos, tendo participado de diversos debates, painéis e seminários nacionais e internacionais. Participou das Conferências do Clima de Bali, Copenhagen e Rio +20. Consultor e guia da Aprosoja-MT e da FAMATO em Missões Internacionais. Produz e apresenta um programa de rádio chamado Momento Agrícola desde 1995, aos sábados, na Rádio Tangará, cidade onde mora, gravado e distribuído semanalmente para 24 rádios de diferentes regiões do estado, com o patrocínio da FAMATO.

Ricardo Silveiro Balardin

Membro fundador

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pela qual também tornou-se Mestre em Fitopatologia, e PhD. em Plant Pathology pela Michigan State University. Atuou como pesquisador da Empresa Catarinense de Pesquisa em Agropecuária (EMPASC) por quatro anos, pesquisador visitante do Centro Internacional de Agricultura Tropical em 1986, professor da Universidade Federal de Santa Maria por 30 anos, consultor AdHoc do Instituto Phytus. Em junho de 2018 passou a função de CEO do Instituto Phytus e CTO da Digifarmz.

Sergio Abud

Membro efetivo

Biólogo, especialista em Genética e Biologia Molecular pela Universidade de Brasília. Trabalha na Embrapa Cerrados desde 1982 e supervisiona a área de transferência de tecnologia. Desenvolve pesquisas no programa de melhoramento genético e manejo da cultura da soja com ênfase em fisiologia de produção e manejo para altas produtividades. Participou ativamente dos projetos de pesquisa para tropicalização e a expansão da soja da região sul para a região central e norte/nordeste do Brasil. Coordena a Caravana Embrapa frente às ameaças fitossanitárias no país e a Caravana Embrapa FertiBrasil para uso eficiente dos fertilizantes.