O CESB

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) é uma entidade sem fins lucrativos formados por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras em prol da sojicultura nacional.

A iniciativa que nasceu no ano de 2008, é fruto do comprometimento de profissionais que buscam aumentar a produtividade da soja, incentivando essa representativa cadeia produtiva com objetivo criar um ambiente nacional e regional que estimule produtores rurais e consultores técnicos a desafiar seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras, que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade.

O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas, nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Nossa principal ação é o Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, que desde 2008 conta com centenas de participantes que buscam atingir a meta de mais de 95 sacas por hectare. Todo conhecimento e técnicas adquiridas ao logo desses anos de desafio pelo Comitê é compartilhado com os sojicultores. O resultado desse trabalho é impulsionar a produtividade média nacional e ultrapassar a margem de 149 sacas por hectares, com sustentabilidade e viabilidade, descortinando um novo cenário onde é possível produzir mais no mesmo espaço.

A partir de 2019, o CESB passou a contar com uma das maiores empresas globais de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, a Grant Thornton Brasil, empresa membro da Grant Thornton International Ltd (GTIL) para realização de levantamentos, mitigação e identificação de que todos os procedimentos internos e políticas definidas pela organização, sistemas contábeis e controles estão sendo efetivamente seguidos, e todas as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com critérios previamente definidos pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).produtores rurais

Missão

Somos uma organização sem fins lucrativos que visa contribuir de forma referencial para o crescimento da produtividade média da cultura da soja no Brasil.

Intento estratégico

Identificar as técnicas de melhoria de produtividade a partir de experiências práticas de produtores e consultores técnicos, promovendo e incentivando o estudo dessas práticas pelas instituições de pesquisa

Objetivos

Manter o crescimento médio na produtividade dos 10 primeiros colocados dos Desafios de Máxima Produtividade CESB dos 3 últimos anos.

Influenciar e contribuir para o incremento de produtividade da soja sobre a média histórica do Brasil (CONAB) dentro do período de 2015 a 2020.

Desenvolver e atualizar uma plataforma CESB de alta produtividade e rentabilidade: Disseminar o que aprendemos com os campeões do CESB.